A prática do Zazen
Escrito por Erika Silveira e Victor Rebelo
1 - Sente-se em uma almofada em posição de lótus ou meio-lótus. Sente-se reto, nem inclinado para a esquerda ou para a direita, nem para a frente ou para trás.
2 - Apóie sua palma da mão direita em seu pé esquerdo e sua palma da mão esquerda sobre a palma da mãso direita. As pontas de seus polegares devem se tocar levemente.
3 - Mantenha seus olhos ligeiramente abertos. O olhar deve estar dirigido para baixo, em um ângulo de 45 graus. Sem focalizar nada em particular, deixe todas as coisas ocuparem seu lugar em seu campo de visão. Caso seus olhos estejam fechados, cuidado para não deixar a mente divagar.
Exale completamente o ar e faça uma pausa. Calmamente, realize uma profunda expiração e inspiração. Abra a boca ligeiramente e exale, tranqüila e lentamente. Para expelir todo o ar de seus pulmões, exale de seu abdome. Então, feche sua boca e inale naturalmente, através de seu nariz. Mantenha a boca fechada durante todo o zazen, colocando a língua contra o céu do maxilar.
Não se concentre em nenhum objeto em particular nem tente controlar seus pensamentos. Quando você mantém a postura correta e sua respiração tranquila, sua mente naturalmente ficará calma. Quando os pensamentos surgirem em sua mente, não os desenvolva e nem tente lutar contra eles, persegui-los ou fugir. Deixe-os sozinhos, permitindo que surjam e desapareçam livremente. No zazen, o essencial é despertar das distrações (pensando) ou entorpecimentos, retornando para a postura correta, momento após momento.