Os chakras
  • 1

  • 2

  • 3

  • 4

Copyright 2024 - Custom text here

Avaliação do Usuário

Star ActiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 

 Os chakras, do sânscrito "rodas", são os centros de força situados no corpo energético e que tem como função principal a absorção de energia – prana, chi – do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico.

Os principais chakras são sete, e estão conectados com as sete glândulas que compõe o sistema endócrino: coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, umbilical, sexual e básico.

Cada chakra é uma janela para o invisível; um verdadeiro “portal psicofísico” que, freqüentemente, troca energias com outros planos de manifestação. Suas características básicas são as seguintes:

Chakra Coronário – É o centro de força situado no topo da cabeça, por onde entram as energias celestes. É o chakra responsável pela expansão da consciência e pela captação das idéias elevadas. É também chamado de chakra da coroa. Em sânscrito, o seu nome é Sahashara, o lótus das mil pétalas. Está ligado à glândula pineal. A pineal é a glândula mais alta do sistema endócrino, situada bem no centro da cabeça, logo abaixo dos dois hemisférios cerebrais. Essa glândula está ligada ao chakra coronário, que, por sua vez, se abre no topo da cabeça, mas tem a sua raiz energética situada dentro dela. Devido a essa ligação sutil, a pineal – também chamada de epífise – é o ponto de ligação das energias superiores no corpo denso e, por extensão, tem muita importância nos fenômenos anímico-mediúnicos, incluindo nisso as projeções da consciência para fora do corpo físico.

O chakra da coroa é uma verdadeira festa de luz! É o centro energético que está ligado com a expansão da consciência e a multidimensionalidade. É o chakra que sinaliza o caminho da evolução sideral; aponta para outras etapas do desenvolvimento do homem, para as estrelas e para o infinito, que começa a se esboçar no topo da cabeça, através das idéias maiores que surgem, pelo contato excelente com outras consciências que já vivem esse momento infinito. É o centro pelo qual vêm as idéias avançadas e o contato com seres que não têm mais a forma humanóide. É a bússola espiritual na navegação sideral, que sinaliza a direção evolutiva do homem para outros orbes e para outras estrelas. É o chakra que liga a consciência humana com a Consciência Universal!


Chakra Frontal – É o centro de força situado na área da glabela, no espaço espiritual interno da testa. Está ligado à glândula hipófise – pituitária – e tem relação direta com os diversos fenômenos de clarividência, intuição e percepções parapsíquicas. É o chakra da aprendizagem e do conhecimento. Em sânscrito ele é conhecido como Ajna, o centro de comando.

É o centro da responsabilidade, pelo qual se aprende e se guarda na memória as informações. É o chakra da visão espiritual, da intuição, da percepção, do conhecimento e da síntese intelectual. Ao mesmo tempo, é o chakra que suaviza a energia dos olhos. É, por excelência, um sol na testa! E, suavemente, irradia luz para dentro dos olhos e é capaz de descansar a mente. Porém, nos dias atuais, é um chakra sobrecarregado de tensões, pensamentos e excessos, funcionando de forma muito acelerada. No entanto, essa aceleração é artificial, motivada pelas luzes transitórias do mundo e pelo conhecimento parcial das coisas. É necessário pensar no centro frontal, também, como um centro de descanso da mente, como um sol, que não apenas pulsa de dentro para fora, mas também para dentro dos olhos, para limpar a tela mental e suavizar a mente. Esse chakra é capaz de carinho profundo!


Chakra Laríngeo - É o centro de força situado em frente da garganta. É o responsável pela energização da boca, garganta e órgãos respiratórios. Está ligado à glândula tireóide. Bem desenvolvido, facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chakras da cabeça. É o chakra responsável pela expressão criativa – comunicação – do ser humano no mundo. O seu nome em sânscrito é Vishudda, o purificador.

O chakra da garganta é, por excelência, o centro da comunicação e da mediunidade. É o centro artístico da expressão! Está ligado à sensibilidade mediúnica, que capta a criatividade vinda de outros planos e de outras consciências. Como é o centro da comunicação, sofre toda a repercussão da mesma. E, como é um centro situado entre a cabeça e o peito, sofre repercussão dos outros centros, constantemente. Por isso os grandes iniciados sempre ensinaram sobre o silêncio, para manter esse centro conservado. Aquele silêncio que capta a criatividade e melhora a expressão. Esse é outro centro sobrecarregado pela correria do mundo moderno e pela necessidade premente de estar acelerado. A visualização de uma jóia incrustada no centro laríngeo favorece o descanso desse centro; favorece a meditação suave e seu equilíbrio energético.


Chakra Cardíaco – É o centro de força responsável pela energização do sistema cárdio-respiratório. É considerado o canal de movimentação dos sentimentos. Por isso é o chakra mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Está ligado à glândula timo. O seu nome em sânscrito é Anahata, o inviolável, o invicto, o som sutil do espírito imperecível.

O centro peitoral é, por excelência, o canal de toda transformação afetiva, em que o homem instintivo se transforma em espiritual. É o centro alquímico verdadeiro! A verdadeira transformação ocorre no centro cardíaco. Todo amor, toda qualidade afetiva, todo abraço, todo idealismo por algo melhor está no chakra do coração. Toda cura, todo toque terapêutico e toda assistência espiritual vibra nesse centro. Inclusive, é um chakra capaz de abraçar humanidades situadas em outros orbes. É o centro que dissolve o egoísmo e o bairrismo planetário – o racismo, os preconceitos sexuais, sociais, econômicos e de qualquer espécie. Esse centro é um sol peitoral que jamais poderá ser envenenado pelas péssimas vibrações da vingança. O ódio gera uma energia viscosa e escura que adere no centro cardíaco como uma espécie de “piche consciencial”. Jamais permitam desejos de vingança acalentados! Por mais ocultos que eles estejam, são observados extrafisicamente. O sol peitoral não pode ser nublado pelas nuvens do ódio nem envenenado por maledicência alguma.


Chakra Umbilical - É o centro de força abdominal, responsável pela energização do sistema digestivo. Está ligado à glândula pâncreas. É considerado o chakra das emoções inferiores. Quando está bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação. Bem desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais. É chamado em sânscrito de Manipura, a cidade das jóias.

O centro abdominal é, por excelência, o centro das emoções densas, misturadas com o processo da alimentação normal. É um centro de grande vitalidade! Também é altamente sobrecarregado pela tensão emocional. Porém, é um centro terno e suave para quem souber trabalhar com ele; para quem imaginar um sol umbilical! É como um sol suave e generoso, que vai se expandindo, não pela força, mas pelo sentimento, pela generosidade, que não está apenas no centro peitoral, também flui no centro umbilical, apaziguando os órgãos abdominais, toda a região da cintura e das costas e equilibrando as emoções mais densas. É um centro de grande capacidade ectoplásmica! E tem alta ressonância com as energias dos vegetais, com as energias do mar e do vento e com as energias da natureza em geral. A energia verde é excelente para este centro – o verde esmeralda, o verde da natureza!


Chakra Sexual - É o centro de força responsável pela energização dos órgãos sexuais. Está ligado às gônadas – glândulas de reprodução – testículos no homem e ovários na mulher. Quando está bloqueado, causa impotência sexual ou desânimo. Quando super-excitado, causa intenso desejo sexual. Bem desenvolvido, estimula o melhor funcionamento dos outros chakras e ajuda no despertar da kundalini. É o chakra da troca sexual e da alegria. O seu nome em sânscrito é Swadhistana, a morada do eu – ou morada do sol; ou a morada do prazer.

O centro sexual – chamado de chakra sacro – é, por excelência, o centro da reprodução. Também é o centro que traz toda a sensação corporal de calor ou de frio, através da pele. É o centro do prazer! É também um centro altamente sobrecarregado, seja pela repressão sexual, ou por sua exacerbação. É necessário visualizar um sol no baixo ventre, um sol branco, o mais brilhante possível, para que limpe as formas mentais aderidas, não somente desta vida, mas de outras também, e de uma eventual sexualidade mal resolvida.


Chakra Básico - É o centro de força situado na área da base da coluna. É o responsável pela absorção da energia telúrica e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue. Está ligado às glândulas supra-renais e tem relação direta com os fenômenos bioenergéticos e parapsíquicos oriundos da ativação da kundalini. O seu nome em sânscrito é Muladhara, a base e fundamento do corpo.

O centro da base da coluna – chakra básico – é a sede dos desejos mais densos. Muitas vezes, esse chakra é como se fosse um menino. Ora, cheio de explosões emocionais em relação aos valores da Terra; ora, tímido, com medo desses mesmos valores e da própria vida. É um chakra muitas vezes minimizado em sua importância, por ser um centro que está na parte inferior do corpo. Entretanto, é um verdadeiro sol que sustenta o equilíbrio do corpo! E carrega o sangue de energia, a força vital planetária.

Nenhum dos sete centros pode ser menosprezado. Cada um tem a sua importância no contexto vital do ser. Desde a base da coluna até o topo da cabeça deve haver harmonia. A base da coluna vibra, por excelência, na cor dourada, que é capaz de estabilizar o vermelho denso que vem da terra, harmonizando as outras energias e mantendo o equilíbrio do soma saudável. Os centros secundários têm relativa importância – como os centros energéticos dos pés –, por onde entra a energia planetária. Esses pés, que sustentam o equilíbrio do corpo e que seguram, muitas vezes, a tensão e o cansaço corporal, por todo um dia. É necessário acender os chakras das plantas dos pés, como dois sóis branco-fluorescentes pulsando suavemente e dando-lhes a devida atenção, tratando os pés com respeito, amor e agradecimento.

Os chakras das palmas das mãos são centros, por excelência, do toque, da cura e da gesticulação, expressando idéias e sentimentos. São excelentes para dispersão de energias pesadas em torno, através dos diversos métodos de manipulação manual da energia. Desde as plantas dos pés ao alto da cabeça, o mesmo ser brilhante, com todos os centros potencializados pela força da vontade, pela disciplina perene e pela consciência que trabalha.

Os chakras são centros de força vital! Por eles, são feitas leituras psíquicas e espirituais. Neles, seres de outros planos lêem tudo aquilo que vai dentro das energias de alguém. Seres que se apresentam com formas só de luz, sem a limitação da forma humanóide, quando observam o ser humano, como no presente momento, o fazem por esses chakras. Eles não observam a forma humana, mas os chakras! Os centros inferiores estão ligados a Terra: agradeça ao planeta por hospedá-lo por mais uma vida! Os centros superiores estão ligados ao Cosmos, ao qual se agradece toda a amplitude e novas oportunidades de conhecimento futuro. O homem está entre o Céu e a Terra. É um elemento híbrido: veio das estrelas, mas ocupa um invólucro terrestre. Tem as duas naturezas em si mesmo: é filho da terra e é filho do espaço! Deve saudar sua Mãe-Terra; deve saudar o Pai-Espaço! Tudo isso dentro do próprio coração.

Aqui não foram relacionados os chakras secundários, incluindo nisso o chakra esplênico, em cima do baço.

Artigo publicado na Revista Cristã de Espiritismo.
Ao reproduzir o texto, citar o autor e a fonte.

f t g